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Cronograma para Inclusões, Alterações e Exclusões de turmas no Horário da Graduação

Cronograma de elaboração do horário 2025/2 do Campus Sede e do Campus Paraíso

DATA

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Até 21/05/2025 AJUSTES TÉCNICOS NO HORÁRIO: A PROGRAD realiza os ajustes técnicos no horário do semestre letivo de 2025/2. PROGRAD.
Até 21/05/2025

NOTIFICAÇÃO SOBRE AS ETAPAS DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica sobre as etapas de elaboração do horário do semestre letivo de 2025/2.

PROGRAD.

De 21/5/2025 até 2/6/2025

ETAPA 1 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES): Os Docentes e os Chefes Departamentais enviam as suas manifestações de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões das ofertas do horário de 2025/2, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Coordenadores dos Cursos de Graduação via e-mail.

Os Coordenadores dos Cursos de Graduação deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo.

Nessa etapa, os Docentes e Chefes Departamentais deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 para os Coordenadores de Cursos via e-mail.

Os Docentes e Chefes Departamentais devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais.

Docentes e Chefes Departamentais.
Até 26/5/2025 PROGRESSÕES DE MATRIZES NO HORÁRIO: A PROGRAD efetiva as progressões das matrizes curriculares no horário do semestre letivo de 2025/2. PROGRAD.

De 2/6/2025 até 16/6/2025

ETAPA 2 DO HORÁRIO (DOS COORDENADORES): Os Coordenadores dos Cursos inserem as demandas de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas do horário de 2025/2 nos documentos de seus respectivos cursos via SIP/Google Docs.

Os docentes poderão verificar se as suas demandas foram ou não foram incluídas no documento oficial de manifestações de um determinado curso a partir do seguinte procedimento: acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "2) Eu sou Coordenador(a) de Curso" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o código do curso referente a turma do componente. O documento de manifestações oficiais do curso será aberto e se poderá verificar se o pedido de interesse foi ou não foi inserido, nas últimas páginas do documento do curso de interesse. 

O(A) Coordenador(a) de Curso, poderá ou não inserir os pedidos recebidos dos Docentes e dos Chefes Departamentais no documento de manifestações oficiais do curso a partir de análises de viabilidade.

Coordenadores dos Cursos de Graduação.
Até 27/6/2025 IMPLEMENTAÇÕES DAS ETAPAS 1 e 2: A PROGRAD implementa as requisições das etapa 1 e 2 no horário do semestre letivo de 2025/2. PROGRAD.
Até 30/6/2025 EMISSÃO DOS RELATÓRIOS DO HORÁRIO ATUALIZADOS COM AS IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 2: A PROGRAD emite o relatório atualizado do horário de 2025/2. PROGRAD.
De 30/6/2025 até 3/7/2025 ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES) (PARTE 1)

Os Docentes enviam as suas manifestações de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões das ofertas do horário de 2025/2, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Chefes Departamentais via e-mail. Verifique na secretaria departamental qual o e-mail que o departamento utiliza para centralizar o recebimento de demandas do horário.

ATENÇÃO DOCENTES: antes de elaborar uma solicitação de inclusão, alteração ou exclusão de componentes obrigatórios (no padrão textual da PROGRAD), primeiro verifique se há salas disponíveis (arquivos SIP / Google Drive) e se a alteração de horário de componente obrigatório não ocasionará choque de horário para outros componentes obrigatórios do período regular do curso em questão. Para tanto, alterações vagas e horários em obrigatórios necessitam que você docente converse com o coordenador do curso envolvido para atestar que a sua demanda não ocasionará choque de horário antes de enviar a sua solicitação ao departamento.

Os Chefes Departamentais deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo.

Nessa etapa, os Docentes deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 para os Chefes Departamentais via e-mail.

Os Docentes devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais.

A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes dos Chefes Departamentais. Isso pois, todos os participantes do processo de elaboração do horário (Docentes/Chefes/Coordenadores) tiveram a oportunidade de se manifestarem nas etapa 1 e 2. Assim, evite manifestações na etapa 3 do horário.

 
De 30/6/2025 até 7/7/2025

ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais colocam os pequenos ajustes formatados de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 no documento oficial de manifestações do próximo semestre do Departamento via SIP / Google Docs.

O documento oficial de manifestações departamentais do próximo semestre fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre próximo semestre", seleciona-se o seu departamento e insira as requisições no final do documento do seu departamento. 

Chefes Departamentais.

De 30/6/2025 até 18/7/2025 IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD implementa as requisições da etapa 3 no horário do semestre letivo de 2025/2. PROGRAD.
A partir de 19/7/2025 EMISSÃO DOS RELATÓRIOS DO HORÁRIO ATUALIZADOS COM AS IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD emite o relatório atualizado do horário de 2025/2. PROGRAD.

Previsto para 30/7/2025

VINCULAÇÕES DE DOCENTES ÀS OFERTAS DE TURMAS (PARA SECRETARIAS DEPARTAMENTAIS): As secretarias departamentais verificam e vinculam os docentes nas turmas dos componentes curriculares de 2025/2.

Essa ação deve ser priorizada pelas secretarias departamentais, tendo em vista que deverão haver mínimos ajustes dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 de elaboração do horário. Isso pois, as necessidades de Docentes, de Coordenadores de Cursos e de Chefes Departamentais já foram executadas, considerando que os Docentes e os Chefes Departamentais tiverão a etapa 1 para manifestarem-se e os Coordenadores de Cursos tiveram a etapa 2 para manifestarem-se.

Departamentos.

Vide Cronogramas Acadêmicos

ETAPAS DE MATRÍCULAS PARA 2025/1 (Campus Sede e Paraíso) em https://prograd.ufla.br/calendario-cronograma

UFLA.

11/8/2025

INÍCIO DAS AULAS DE 2025/2 (Campus Sede e Paraíso).

UFLA.

Vide Cronogramas Acadêmicos

ALTERAÇÕES PARA INATIVAR AS VAGAS DE TURMAS COM 0, 1, 2, 3 OU 4 ESTUDANTES MATRICULADOS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP as alterações das turmas de componentes curriculares de 2025/2 com menos de 5 matriculados, de modo a requererem as inativações das vagas.

Para tanto, os chefes departamentais 

 

O documento oficial de manifestações departamentais do semestre ATUAL fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre semestre atual", seleciona-se o seu departamento e insere-se ao final do documento o texto padrão de alteração para inativação das vagas.

A inativação das vagas, faz com que a turma deixe de ser ofertada. Os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes obrigatórios demandam que o Chefe Departamental informe nas observações do pedido, em qual turma de qual componente equivalente deveremos migrar cada um dos estudantes (identificando cada qual discente será migradado para cada qual turma/componente). Já os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes eletivos não demandam que os Chefe Departamental peça nenhuma migração de discentes matriculados. 

Chefes Departamentais do Campus Sede.

Colegiado ICTIN do Campus Paraíso.

dia seguinte a cada etapa de matricula; AUMENTO EXCEPCIONAL DE VAGAS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP o aumento excepcional de vagas em turmas de componentes curriculares de 2025/2 (até às 12h da data de processamento da etapa 4 - que é processada às 17h).

Chefes Departamentais do Campus Sede.

Diretor do ICTIN do Campus Paraíso.

Vide Cronogramas Acadêmicos ALTERAÇÕES DE SALAS E DE VAGAS: em funções dos resultados das quantidades de estudantes matriculados nos componentes curriculares (e de seus históricos) a partir dos processamentos das etapas de matrículas, a PROGRAD poderá realizar ajustes de vagas e ajustes de salas. PROGRAD.

 

Veja os Cronogramas Acadêmicos Aqui. 


Setor responsável: Coordenadoria de Gestão de Processos e de Sistemas Acadêmicos / DADE / PROGRAD / UFLA (bkp pen sip> _CRONOGRAMA HORÁRIO)