Cronograma para Inclusões, Alterações e Exclusões de turmas no Horário da Graduação
Cronograma de elaboração do horário 2025/2 do Campus Sede e do Campus Paraíso
DATA |
AÇÃO |
RESPONSÁVEL |
Até 21/05/2025 | AJUSTES TÉCNICOS NO HORÁRIO: A PROGRAD realiza os ajustes técnicos no horário do semestre letivo de 2025/2. | PROGRAD. |
Até 21/05/2025 |
NOTIFICAÇÃO SOBRE AS ETAPAS DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica sobre as etapas de elaboração do horário do semestre letivo de 2025/2. |
PROGRAD. |
De 21/5/2025 até 2/6/2025 |
ETAPA 1 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES): Os Docentes e os Chefes Departamentais enviam as suas manifestações de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões das ofertas do horário de 2025/2, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Coordenadores dos Cursos de Graduação via e-mail. Os Coordenadores dos Cursos de Graduação deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo. Nessa etapa, os Docentes e Chefes Departamentais deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 para os Coordenadores de Cursos via e-mail. Os Docentes e Chefes Departamentais devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais. |
Docentes e Chefes Departamentais. |
Até 26/5/2025 | PROGRESSÕES DE MATRIZES NO HORÁRIO: A PROGRAD efetiva as progressões das matrizes curriculares no horário do semestre letivo de 2025/2. | PROGRAD. |
De 2/6/2025 até 16/6/2025 |
ETAPA 2 DO HORÁRIO (DOS COORDENADORES): Os Coordenadores dos Cursos inserem as demandas de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas do horário de 2025/2 nos documentos de seus respectivos cursos via SIP/Google Docs. Os docentes poderão verificar se as suas demandas foram ou não foram incluídas no documento oficial de manifestações de um determinado curso a partir do seguinte procedimento: acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "2) Eu sou Coordenador(a) de Curso" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o código do curso referente a turma do componente. O documento de manifestações oficiais do curso será aberto e se poderá verificar se o pedido de interesse foi ou não foi inserido, nas últimas páginas do documento do curso de interesse. O(A) Coordenador(a) de Curso, poderá ou não inserir os pedidos recebidos dos Docentes e dos Chefes Departamentais no documento de manifestações oficiais do curso a partir de análises de viabilidade. |
Coordenadores dos Cursos de Graduação. |
Até 27/6/2025 | IMPLEMENTAÇÕES DAS ETAPAS 1 e 2: A PROGRAD implementa as requisições das etapa 1 e 2 no horário do semestre letivo de 2025/2. | PROGRAD. |
Até 30/6/2025 | EMISSÃO DOS RELATÓRIOS DO HORÁRIO ATUALIZADOS COM AS IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 2: A PROGRAD emite o relatório atualizado do horário de 2025/2. | PROGRAD. |
De 30/6/2025 até 3/7/2025 | ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES) (PARTE 1):
Os Docentes enviam as suas manifestações de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões das ofertas do horário de 2025/2, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Chefes Departamentais via e-mail. Verifique na secretaria departamental qual o e-mail que o departamento utiliza para centralizar o recebimento de demandas do horário. ATENÇÃO DOCENTES: antes de elaborar uma solicitação de inclusão, alteração ou exclusão de componentes obrigatórios (no padrão textual da PROGRAD), primeiro verifique se há salas disponíveis (arquivos SIP / Google Drive) e se a alteração de horário de componente obrigatório não ocasionará choque de horário para outros componentes obrigatórios do período regular do curso em questão. Para tanto, alterações vagas e horários em obrigatórios necessitam que você docente converse com o coordenador do curso envolvido para atestar que a sua demanda não ocasionará choque de horário antes de enviar a sua solicitação ao departamento. Os Chefes Departamentais deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo. Nessa etapa, os Docentes deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 para os Chefes Departamentais via e-mail. Os Docentes devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais. A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes dos Chefes Departamentais. Isso pois, todos os participantes do processo de elaboração do horário (Docentes/Chefes/Coordenadores) tiveram a oportunidade de se manifestarem nas etapa 1 e 2. Assim, evite manifestações na etapa 3 do horário. |
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De 30/6/2025 até 7/7/2025 |
ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais colocam os pequenos ajustes formatados de inclusões, alterações (ativações, inativações, edições) e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/2 no documento oficial de manifestações do próximo semestre do Departamento via SIP / Google Docs. O documento oficial de manifestações departamentais do próximo semestre fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre próximo semestre", seleciona-se o seu departamento e insira as requisições no final do documento do seu departamento. |
Chefes Departamentais. |
De 30/6/2025 até 18/7/2025 | IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD implementa as requisições da etapa 3 no horário do semestre letivo de 2025/2. | PROGRAD. |
A partir de 19/7/2025 | EMISSÃO DOS RELATÓRIOS DO HORÁRIO ATUALIZADOS COM AS IMPLEMENTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD emite o relatório atualizado do horário de 2025/2. | PROGRAD. |
Previsto para 30/7/2025 |
VINCULAÇÕES DE DOCENTES ÀS OFERTAS DE TURMAS (PARA SECRETARIAS DEPARTAMENTAIS): As secretarias departamentais verificam e vinculam os docentes nas turmas dos componentes curriculares de 2025/2. Essa ação deve ser priorizada pelas secretarias departamentais, tendo em vista que deverão haver mínimos ajustes dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 de elaboração do horário. Isso pois, as necessidades de Docentes, de Coordenadores de Cursos e de Chefes Departamentais já foram executadas, considerando que os Docentes e os Chefes Departamentais tiverão a etapa 1 para manifestarem-se e os Coordenadores de Cursos tiveram a etapa 2 para manifestarem-se. |
Departamentos. |
Vide Cronogramas Acadêmicos |
ETAPAS DE MATRÍCULAS PARA 2025/1 (Campus Sede e Paraíso) em https://prograd.ufla.br/calendario-cronograma |
UFLA. |
11/8/2025 |
INÍCIO DAS AULAS DE 2025/2 (Campus Sede e Paraíso). |
UFLA. |
Vide Cronogramas Acadêmicos |
ALTERAÇÕES PARA INATIVAR AS VAGAS DE TURMAS COM 0, 1, 2, 3 OU 4 ESTUDANTES MATRICULADOS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP as alterações das turmas de componentes curriculares de 2025/2 com menos de 5 matriculados, de modo a requererem as inativações das vagas. Para tanto, os chefes departamentais
O documento oficial de manifestações departamentais do semestre ATUAL fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre semestre atual", seleciona-se o seu departamento e insere-se ao final do documento o texto padrão de alteração para inativação das vagas. A inativação das vagas, faz com que a turma deixe de ser ofertada. Os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes obrigatórios demandam que o Chefe Departamental informe nas observações do pedido, em qual turma de qual componente equivalente deveremos migrar cada um dos estudantes (identificando cada qual discente será migradado para cada qual turma/componente). Já os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes eletivos não demandam que os Chefe Departamental peça nenhuma migração de discentes matriculados. |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Colegiado ICTIN do Campus Paraíso. |
dia seguinte a cada etapa de matricula; | AUMENTO EXCEPCIONAL DE VAGAS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP o aumento excepcional de vagas em turmas de componentes curriculares de 2025/2 (até às 12h da data de processamento da etapa 4 - que é processada às 17h). |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Diretor do ICTIN do Campus Paraíso. |
Vide Cronogramas Acadêmicos | ALTERAÇÕES DE SALAS E DE VAGAS: em funções dos resultados das quantidades de estudantes matriculados nos componentes curriculares (e de seus históricos) a partir dos processamentos das etapas de matrículas, a PROGRAD poderá realizar ajustes de vagas e ajustes de salas. | PROGRAD. |
Veja os Cronogramas Acadêmicos Aqui.
Setor responsável: Coordenadoria de Gestão de Processos e de Sistemas Acadêmicos / DADE / PROGRAD / UFLA (bkp pen sip> _CRONOGRAMA HORÁRIO)