Ir direto para menu de acessibilidade.

Medicina da UFLA terá início em março de 2015 – curso já tem autorização do MEC

Published: Monday, 24 November 2014 19:11 | Last Updated: Tuesday, 14 November 2017 16:15
Perspectiva 3D do prédio que abrigará o Departamento de Ciências da Saúde e o curso de Medicina

No momento da escolha do curso superior no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), no início de 2015, os estudantes de todo o Brasil terão entre as opções o curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – considera pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC) – a segunda melhor universidade pública do País. Os estudantes que participam do Processo de Avaliação Seriada (PAS), na terceira etapa, também poderão optar pelo curso de Medicina.

O ato regulatório que oficializa a autorização do MEC para a oferta de 60 vagas anuais no curso de graduação em Medicina na UFLA foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 17 de novembro de 2014.

Entusiasmado com a proximidade do início do curso, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou que o processo para a sua implantação tem sido criterioso, pautado na constante busca da excelência acadêmica, com atenção às condições do processo ensino-aprendizagem, disponibilidade de infraestrutura e equipamentos adequados e gestão democrática e colegiada. “O curso de Medicina seguirá os mesmos critérios de qualidade que fizeram com que a UFLA galgasse as melhores posições em índices nacionais de avaliação”, enfatizou.

Processo criterioso

Em agosto de 2014, o curso foi positivamente avaliado pela Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas do Ministério da Educação (Ceaem – MEC). Entre os pontos analisados por essa comissão está o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em sinergia com a política do MEC que prioriza a atenção básica e o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o professor Luciano José Pereira, presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina e chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), o projeto pedagógico é inovador ao propor metodologias ativas de aprendizagem, concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Segue, portanto, às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014).

O PPC da Medicina foi construído coletivamente por uma comissão multidisciplinar, composta por professores da UFLA que atuam na área de saúde humana, com a contribuição de médicos e profissionais ligados à Associação Médica de Lavras, Conselho Regional de Medicina – seção Lavras, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Centro Universitário de Lavras – Unilavras, além da avaliação Ad hoc de médicos de Lavras, de outras universidades e representantes da Ceaem – MEC.

Departamento de Ciências da Saúde (DSA)

A criação do DSA foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA) em 8 de outubro de 2014 e, pelo Conselho Universitário (Cuni/UFLA), em 20 de outubro de 2014. O departamento reúne oito professores, sete dos quais já faziam parte do quadro da Universidade, como docentes em áreas básicas dos cursos de Nutrição, Biologia (licenciatura e bacharelado) e Educação Física (licenciatura e bacharelado). Esses profissionais atuam nas áreas de Fisiologia Humana, Farmacologia, Parasitologia Humana, Saúde Coletiva, Citologia, Histologia, Embriologia e Patologia Humana.

Especificamente para o curso de Medicina, o professor Adriano José Pereira é o primeiro médico a compor o quadro docente. Já foram aprovadas e serão em breve anunciadas mais nove vagas para docentes do curso de Medicina, seis delas exclusivamente para médicos e outras três vagas para doutores em diferentes áreas da saúde.

Ao longo de 2014, 2015 e 2016, o MEC disponibilizará vagas para a contratação de 60 professores para o curso de Medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a direção executiva da Universidade.

Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4770 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas. O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Gestão e coordenação

A coordenadora do Curso de Medicina é a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pós-doutoramento nas áreas de Parasitologia e Imunoparasitologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência como professora de cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Atua como professora de Parasitologia Humana na UFLA desde 2010, é líder do Grupo de Biologia Parasitária da UFLA (CNPq) e pesquisadora do grupo de Helmintologia do Departamento de Parasitologia da UFMG (CNPq). Na UFLA, também coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEP-UFLA) e a Coordenadoria de Prevenção de Endemias.

Consulte: http://lattes.cnpq.br/2215560349407105

O professor Luciano José Pereira, chefe do DSA, possui graduação em Odontologia, Doutorado na Área de Fisiologia – pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2006), com doutorado sanduíche no exterior – Utrecht Medical Center – Holanda (2005), Pós-doutorado na Unicamp, com vínculo de Pesquisador Colaborador Voluntário (2006-2008). Tem experiência como professor de Fisiologia Humana nos cursos de Odontologia, Psicologia, Biologia, Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Desde 2009, é professor adjunto do Setor de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Lavras – (UFLA), atuando nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária e Zootecnia. É coordenador do Biotério Central da UFLA e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da UFLA.

Consulte http://lattes.cnpq.br/5640205436872222

Medicina UFLA

  • Modalidade:Bacharelado
  • Titulação:Médico
  • Regime:Semestral
  • Período:Integral
  • Duração:12 semestres
  • Nº de vagas por semestre:30
  • Coordenador:Profª. Joziana Muniz de Paiva Barçante
  • Telefone:(35) 3829-1741 ou 3829-5250
  • E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

O curso de medicina tem como objetivo formar um profissional capaz de realizar diagnósticos e tratamentos de doenças humanas, além de promover a saúde individual e comunitária. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, o curso de Medicina visa a habilitar profissionais da saúde, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar e pautado em princípios éticos no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

registrado em: