Cronograma para Inclusões, Alterações e Exclusões de turmas no Horário da Graduação
Cronograma horário 2025/1 do Campus Sede e do Campus Paraíso
DATA |
AÇÃO |
RESPONSÁVEL |
Até 17/12/2024 |
NOTIFICAÇÃO SOBRE AS ETAPAS DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica sobre as etapas de elaboração do horário do semestre letivo de 2025/1. |
PROGRAD. |
Até 24/1/2025 |
ETAPA 1 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES): Os Docentes enviam as suas manifestações de inclusões, alterações e exclusões das ofertas do horário de 2025/1, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Coordenadores dos Cursos de Graduação via e-mail. Os Coordenadores dos Cursos de Graduação deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo. Nessa etapa, os Docentes deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2025/1 para os Coordenadores de Cursos via e-mail. Os docentes devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais. |
Docentes |
Até 24/1/2025 | FINALIZAÇÃO DAS EMENTAS DOS NOVOS COMPONENTES QUE SERÃO OFERTADOS NO HORÁRIO DE 2025/1. Prazo limite para que os processos de tramitação das ementas estejam concluídos pelos docentes, com aprovações da Biblioteca, dos Coordenadores, dos Chefes Departamentais e da DADE. | Docentes, Biblioteca, Coordenadores, Chefes e DADE. |
Até 31/1/2025 |
ETAPA 2 DO HORÁRIO (DOS COORDENADORES): Os Coordenadores dos Cursos enviam as demandas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas do horário de 2025/1 para a PROGRAD. Os Docentes poderão verificar se as suas demandas foram ou não foram incluídas no documento oficial de manifestações de um determinado curso a partir do seguinte procedimento: acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "2) Eu sou Coordenador(a) de Curso" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o código do curso referente a turma do componente. O documento de manifestações oficiais do curso será aberto e se poderá verificar se o pedido de interesse foi ou não foi inserido. O Coordenador de Curso, poderá ou não inserir os pedidos recebidos dos Docentes no documento de manifestações oficiais do curso a partir de análises de viabilidade. |
Coordenadores dos Cursos de Graduação. |
De 3/2/2025 até 7/2/2025 |
ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais colocam as demandas formatadas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas de turmas do horário de 2025/1 no documento oficial de manifestações do próximo semestre do Departamento. O documento oficial de manifestações departamentais do próximo semestre fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre próximo semestre" e seleciona-se o seu departamento. A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes dos Chefes Departamentais. Isso pois, todos os participantes do processo de elaboração do horário (Docentes/Coordenadores) tiveram a oportunidade de se manifestarem nas etapa 1 e 2. |
Chefes Departamentais |
Até 28/2/2025 |
VINCULAÇÕES DE DOCENTES ÀS OFERTAS DE TURMAS (PARA SECRETARIAS DEPARTAMENTAIS): As secretarias departamentais verificam e vinculam os docentes nas turmas dos componentes curriculares de 2025/1. Essa ação deve ser priorizada pelas secretarias departamentais, tendo em vista que deverão haver mínimos ajustes dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 de elaboração do horário. Isso pois, as necessidades de Docentes, de Coordenadores de Cursos e de Chefes Departamentais já foram executadas, considerando que os Docentes e os Chefes Departamentais tiverão a etapa 1 para manifestarem-se e os Coordenadores de Cursos tiveram a etapa 2 para manifestarem-se. |
Departamentos |
Vide Cronogramas Acadêmicos |
ETAPAS DE MATRÍCULAS PARA 2025/1 (Campus Sede e Paraíso) em https://prograd.ufla.br/calendario-cronograma |
UFLA. |
17/3/2025 |
INÍCIO DAS AULAS DE 2025/1 (Campus Sede e Paraíso). |
UFLA. |
Vide Cronogramas Acadêmicos |
ALTERAÇÕES PARA INATIVAR AS VAGAS DE TURMAS COM 0, 1, 2, 3 OU 4 ESTUDANTES MATRICULADOS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP as alterações das turmas de componentes curriculares de 2025/1 com menos de 5 matriculados, de modo a requererem as inativações das vagas. Para tanto, os chefes departamentais
O documento oficial de manifestações departamentais do semestre ATUAL fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre semestre atual", seleciona-se o seu departamento e insere-se ao final do documento o texto padrão de alteração para inativação das vagas. A inativação das vagas, faz com que a turma deixe de ser ofertada. Os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes obrigatórios demandam que o Chefe Departamental informe nas observações do pedido, em qual turma de qual componente equivalente deveremos migrar cada um dos estudantes (identificando cada qual discente será migradado para cada qual turma/componente). Já os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes eletivos não demandam que os Chefe Departamental peça nenhuma migração de discentes matriculados. |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Colegiado ICTIN do Campus Paraíso. |
dia seguinte a cada etapa de matricula; | AUMENTO EXCEPCIONAL DE VAGAS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP o aumento excepcional de vagas em turmas de componentes curriculares de 2025/1 (até às 12h da data de processamento da etapa 4 - que é processada às 17h). |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Diretor do ICTIN do Campus Paraíso. |
Até 7 dias posteriores a cada etapa de matricula; | ALTERAÇÕES DE SALAS E DE VAGAS: em funções dos resultados das quantidades de estudantes matriculados nos componentes curriculares (e de seus históricos) a partir dos processamentos das etapas de matrículas, a PROGRAD poderá realizar ajustes de vagas e ajustes de salas. | PROGRAD. |
Veja os Cronogramas Acadêmicos Aqui.
Setor responsável: Coordenadoria de Gestão de Processos e de Sistemas Acadêmicos / DADE / PROGRAD / UFLA (bkp pen sip> _CRONOGRAMA HORÁRIO)