Confecção de horário da graduação
Cronograma horário 2024/1 do Campus Sede e do Campus Paraíso
DATA |
AÇÃO |
RESPONSÁVEL |
Até 22/9/2023 |
NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 1 DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica os Docentes, os Coordenadores de Cursos e os Chefes Departamentis sobre a etapa 1 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1. |
PROGRAD. |
Até 9/10/2023 |
ETAPA 1 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES E CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Docentes e os Chefes Departamentais enviam as suas manifestações de inclusões, alterações e exclusões das ofertas do horário de 2024/1, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Coordenadores dos Cursos de Graduação via e-mail. Os Coordenadores dos Cursos de Graduação deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo. Nessa etapa, os Docentes e os Chefes Departamentais deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2024/1 para os Coordenadores de Cursos via e-mail. Os docentes devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais. |
Docentes e Chefes Departamentais. |
Até 9/10/2023 | NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 2 DO HORÁRIO (PARA COORDENADORES DE CURSOS): A PROGRAD faz as progressões de turmas ofertadas nas matrizes curriculares, gera relatórios adicionais do horário de 2024/1 e notifica os Coordenadores dos Cursos sobre a etapa 2 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1. | PROGRAD. |
Até 9/10/2023 | FINALIZAÇÃO DAS EMENTAS DOS NOVOS COMPONENTES QUE SERÃO OFERTADOS NO HORÁRIO DE 2024/1. Prazo limite para que os processos de tramitação das ementas estejam concluídos pelos docentes, com aprovações da Biblioteca, dos Coordenadores, dos Chefes Departamentais e da DADE. | Docentes, Biblioteca, Coordenadores, Chefes e DADE. |
Até 23/10/2023 |
ETAPA 2 DO HORÁRIO (DOS COORDENADORES): Os Coordenadores dos Cursos enviam as demandas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas do horário de 2024/1 para a PROGRAD. Os Docentes e Chefes Departamentais poderão verificar se as suas demandas foram ou não foram incluídas no documento oficial de manifestações de um determinado curso a partir do seguinte procedimento: acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "2) Eu sou Coordenador(a) de Curso" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o código do curso referente a turma do componente. O documento de manifestações oficiais do curso será aberto e se poderá verificar se o pedido de interesse foi ou não foi inserido. O Coordenador de Curso, poderá ou não inserir os pedidos recebidos dos Docentes e dos Chefes Departamentais no documento de manifestações oficiais do curso a partir de análises de viabilidade. |
Coordenadores dos Cursos de Graduação. |
A ser definido |
EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA ETAPA 2: A PROGRAD implementa no SIG as inclusões, exclusões e alterações possíveis do horário de 2024/1 colocadas nos documentos dos horários dos cursos pelos Coordenadores dos Cursos de Graduação durante a etapa 2. | PROGRAD. |
A ser definido |
NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 3 DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica os Departamentos sobre a etapa 3 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1, enviando o horário após as implementações reunidas até a etapa 2, que compilam as necessidades dos Docentes, dos Chefes Departamentais e dos Coordenadores de Cursos. A PROGRAD também notifica que as secretarias departamentais devem iniciar as vinculações docentes nas turmas dos componentes curriculares. |
PROGRAD. |
A ser definido |
VINCULAÇÕES DE DOCENTES ÀS OFERTAS DE TURMAS (PARA SECRETARIAS DEPARTAMENTAIS): As secretarias departamentais verificam e vinculam os docentes nas turmas dos componentes curriculares de 2024/1. Essa ação deve ser priorizada pelas secretarias departamentais, tendo em vista que deverão haver mínimos ajustes dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 de elaboração do horário. Isso pois, as necessidades de Docentes, de Coordenadores de Cursos e de Chefes Departamentais já foram executadas, considerando que os Docentes e os Chefes Departamentais tiverão a etapa 1 para manifestarem-se e os Coordenadores de Cursos tiveram a etapa 2 para manifestarem-se. |
Departamentos |
A ser definido |
PRIMEIRA PARTE DA ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES E COORDENADORES DE CURSOS): Os Coordenadores de Cursos verificam os horários das turmas de seus cursos para certificarem-se das execuções implementadas no horário com focos em possíveis erros e solicitações que não puderam ser realizadas. Os Docentes e Coordenadores de Cursos enviam então as demandas remanescentes de inclusões, exclusões e alterações de ofertas do horário de 2024/1 para os Chefes Departamentais via e-mail. Cada Docente deve consultar o Coordenador de Curso da turma de seu componente para obter aval de qualquer modificação, para em seguida formatar o pedido de "inclusão/alteração/exclusão" e então enviar ao Chefe Departamental (já citando que há aval da coordenação de curso). Ou seja, os pedidos só podem ser enviados via e-mail aos Chefes Departamentais após aval dos Coordenadores de Cursos envolvidos e depois de formartarem o pedido de "inclusão/alteração/exclusão" no padrão textual da PROGRAD. Os chefes departamentais não considerão válidos, os pedidos (i) fora do padrão, (ii) que não tenham o prévio aval das coordenações dos cursos envolvidos e (iii) que tenham sido enviados fora do prazo. O aval é dialogado entre o Docente interessado e o Coordenador de Curso responásável pela turma, antes de que o Docente submeta o seu pedido à Chefia Departamental via e-mail. O Docente deve verificar na secretaria departamental para qual o e-mail ou canal de comunicação deverá enviar o seu pedido de "inclusão/alteração/exclusão". O Docente poderá verificar se o seu pedido foi inserido oficialmente nas manifestações do departamento acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o seu departamento. O documento de manifestações oficiais do departamento será aberto e se poderá verificar (nas últimas páginas do documento) se o pedido de interesse foi ou não foi inserido. O Chefe Departamental, poderá ou não inserir os pedidos recebidos no documento de manifestações oficiais do Departamento a partir de análises de viabilidade. Os Docentes e Coordenadores de Cursos devem priorizar as suas manifestações, respectivamente nas etapas 1 e 2 da elaboração do horário. Devendo-se evitar o máximo possível, as manifestações para a etapa 3. A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes do Chefe Departamental. |
Docentes e Coordenadores |
A ser definido |
ÚLTIMA PARTE DA ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais colocam as demandas formatadas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas de turmas do horário de 2024/1 no documento oficial de manifestações do próximo semestre do Departamento. O documento oficial de manifestações departamentais do próximo semestre fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre próximo semestre" e seleciona-se o seu departamento. A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes dos Chefes Departamentais. Isso pois, todos os participantes do processo de elaboração do horário (Docentes/Chefes/Coordenadores) tiveram a oportunidade de se manifestarem nas etapa 1 e 2. |
Chefes Departamentais |
A ser definido |
EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD implementa no SIG as inclusões, exclusões e alterações possíveis do horário de 2024/1 colocadas nos documentos dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 e envia para conferência final dos Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação. |
PROGRAD. |
A ser definido |
CONFERÊNCIA DA VERSÃO FINAL DO HORÁRIO: Os Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação conferem a versão final do horário. |
Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação. |
A ser definido |
HOMOLOGAÇÃO DO HORÁRIO: A PROGRAD homologa o horário oficial de 2024/1. Observação: Como as equivalências de CCs obrigatórios só pode ser realizadas pela DADE no limite de data pré-matrícula do semestre letivo, caso hajam equivalências de CCs, atualizações de códigos ocorrerão à posteriori. |
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Vide Cronogramas Acadêmicos |
ETAPAS DE MATRÍCULAS PARA 2024/1 (Campus Sede e Paraíso). |
UFLA. |
Vide Cronograma Acadêmico |
INÍCIO DAS AULAS DE 2024/1 (Campus Sede e Paraíso). |
UFLA. |
A ser defindo. |
ALTERAÇÕES PARA INATIVAR AS VAGAS DE TURMAS COM 0, 1, 2, 3 OU 4 ESTUDANTES MATRICULADOS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP as alterações das turmas de componentes curriculares de 2024/1 com menos de 5 matriculados, de modo a requererem as inativações das vagas. Para tanto, os chefes departamentais
O documento oficial de manifestações departamentais do semestre ATUAL fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre semestre atual", seleciona-se o seu departamento e insere-se ao final do documento o texto padrão de alteração para inativação das vagas. A inativação das vagas, faz com que a turma deixe de ser ofertada. Os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes obrigatórios demandam que o Chefe Departamental informe nas observações do pedido, em qual turma de qual componente equivalente deveremos migrar cada um dos estudantes (identificando cada qual discente será migradado para cada qual turma/componente). Já os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes eletivos não demandam que os Chefe Departamental peça nenhuma migração de discentes matriculados. |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Colegiado ICTIN do Campus Paraíso. |
A ser defindo. | AUMENTO EXCEPCIONAL DE VAGAS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP o aumento excepcional de vagas em turmas de componentes curriculares de 2024/1 (3 dias úteis antes da última etapa de matrícula). |
Chefes Departamentais do Campus Sede. Colegiado ICTIN do Campus Paraíso. |
A ser defindo. | ALTERAÇÕES DE SALAS E DE VAGAS: em funções dos resultados das quantidades de estudantes matriculados nos componentes curriculares (e de seus históricos) a partir dos processamentos das etapas de matrículas, a PROGRAD poderá realizar ajustes de vagas e ajustes de salas. | PROGRAD. |
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Setor responsável: SSI/DPGA