Ir direto para menu de acessibilidade.

Cronograma para Inclusões, Alterações e Exclusões de turmas no Horário da Graduação

Cronograma horário 2024/1 do Campus Sede e do Campus Paraíso

DATA

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Até 22/9/2023

NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 1 DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica os Docentes, os Coordenadores de Cursos e os Chefes Departamentis sobre a etapa 1 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1.

PROGRAD.
Até 9/10/2023

ETAPA 1 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES E CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Docentes e os Chefes Departamentais enviam as suas manifestações de inclusões, alterações e exclusões das ofertas do horário de 2024/1, adequadamente formatadas no padrão da PROGRAD, com destino aos Coordenadores dos Cursos de Graduação via e-mail.

Os Coordenadores dos Cursos de Graduação deverão considerar inválidos os pedidos que não estejam formatados no padrão da PROGRAD e/ou que não tenham sido enviados dentro do prazo.

Nessa etapa, os Docentes e os Chefes Departamentais deverão enviar todas as suas necessidades de inclusões, alterações e exclusões de ofertas de turmas do horário de 2024/1 para os Coordenadores de Cursos via e-mail.

Os docentes devem manifestar-se prioritariamente durante a etapa 1, devendo evitar ao máximo possível as manifestações durante a etapa 3 de elaboração do horário. Pois, a etapa 3 é preferencialmente focada em pequenos ajustes dos chefes departamentais.

Docentes e Chefes Departamentais.
Até 9/10/2023 NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 2 DO HORÁRIO (PARA COORDENADORES DE CURSOS): A PROGRAD faz as progressões de turmas ofertadas nas matrizes curriculares, gera relatórios adicionais do horário de 2024/1 e notifica os Coordenadores dos Cursos sobre a etapa 2 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1. PROGRAD.
Até 9/10/2023 FINALIZAÇÃO DAS EMENTAS DOS NOVOS COMPONENTES QUE SERÃO OFERTADOS NO HORÁRIO DE 2024/1. Prazo limite para que os processos de tramitação das ementas estejam concluídos pelos docentes, com aprovações da Biblioteca, dos Coordenadores, dos Chefes Departamentais e da DADE. Docentes, Biblioteca, Coordenadores, Chefes e DADE.

Até 23/10/2023

ETAPA 2 DO HORÁRIO (DOS COORDENADORES): Os Coordenadores dos Cursos enviam as demandas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas do horário de 2024/1 para a PROGRAD.

Os Docentes e Chefes Departamentais poderão verificar se as suas demandas foram ou não foram incluídas no documento oficial de manifestações de um determinado curso a partir do seguinte procedimento: acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "2) Eu sou Coordenador(a) de Curso" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o código do curso referente a turma do componente. O documento de manifestações oficiais do curso será aberto e se poderá verificar se o pedido de interesse foi ou não foi inserido. 

O Coordenador de Curso, poderá ou não inserir os pedidos recebidos dos Docentes e dos Chefes Departamentais no documento de manifestações oficiais do curso a partir de análises de viabilidade.

Coordenadores dos Cursos de Graduação.

Até 20/11/2023

EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA ETAPA 2: A PROGRAD implementa no SIG as inclusões, exclusões e alterações possíveis do horário de 2024/1 colocadas nos documentos dos horários dos cursos pelos Coordenadores dos Cursos de Graduação durante a etapa 2. PROGRAD.
Até 21/11/2023

NOTIFICAÇÃO SOBRE A ETAPA 3 DO HORÁRIO: A PROGRAD notifica os Departamentos sobre a etapa 3 de elaboração do horário do semestre letivo de 2024/1, enviando o horário após as implementações reunidas até a etapa 2, que compilam as necessidades dos Docentes, dos Chefes Departamentais e dos Coordenadores de Cursos.

A PROGRAD também notifica que as secretarias departamentais devem iniciar as vinculações docentes nas turmas dos componentes curriculares.

PROGRAD.
De 21/11/2023 até 16/2/2024

VINCULAÇÕES DE DOCENTES ÀS OFERTAS DE TURMAS (PARA SECRETARIAS DEPARTAMENTAIS): As secretarias departamentais verificam e vinculam os docentes nas turmas dos componentes curriculares de 2024/1.

Essa ação deve ser priorizada pelas secretarias departamentais, tendo em vista que deverão haver mínimos ajustes dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 de elaboração do horário. Isso pois, as necessidades de Docentes, de Coordenadores de Cursos e de Chefes Departamentais já foram executadas, considerando que os Docentes e os Chefes Departamentais tiverão a etapa 1 para manifestarem-se e os Coordenadores de Cursos tiveram a etapa 2 para manifestarem-se.

Departamentos
Até 27/11/2023

PRIMEIRA PARTE DA ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA DOCENTES E COORDENADORES DE CURSOS): Os Coordenadores de Cursos verificam os horários das turmas de seus cursos para certificarem-se das execuções implementadas no horário com focos em possíveis erros e solicitações que não puderam ser realizadas. Os Docentes e Coordenadores de Cursos enviam então as demandas remanescentes de inclusões, exclusões e alterações de ofertas do horário de 2024/1 para os Chefes Departamentais via e-mail. 

Cada Docente deve consultar o Coordenador de Curso da turma de seu componente para obter aval de qualquer modificação, para em seguida formatar o pedido de "inclusão/alteração/exclusão" e então enviar ao Chefe Departamental (já citando que há aval da coordenação de curso). Ou seja, os pedidos só podem ser enviados via e-mail aos Chefes Departamentais após aval dos Coordenadores de Cursos envolvidos e depois de formartarem o pedido de "inclusão/alteração/exclusão" no padrão textual da PROGRAD. 

Os chefes departamentais não considerão válidos, os pedidos (i) fora do padrão, (ii) que não tenham o prévio aval das coordenações dos cursos envolvidos e (iii) que tenham sido enviados fora do prazo. O aval é dialogado entre o Docente interessado e o Coordenador de Curso responásável pela turma, antes de que o Docente submeta o seu pedido à Chefia Departamental via e-mail.

O Docente deve verificar na secretaria departamental para qual o e-mail ou canal de comunicação deverá enviar o seu pedido de  "inclusão/alteração/exclusão".

O Docente poderá verificar se o seu pedido foi inserido oficialmente nas manifestações do departamento acessando o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental" (mesmo não sendo), "5) Manifestar sobre próximo semestre" e selecionar o seu departamento. O documento de manifestações oficiais do departamento será aberto e se poderá verificar (nas últimas páginas do documento) se o pedido de interesse foi ou não foi inserido. 

O Chefe Departamental, poderá ou não inserir os pedidos recebidos no documento de manifestações oficiais do Departamento a partir de análises de viabilidade.

Os Docentes e Coordenadores de Cursos devem priorizar as suas manifestações, respectivamente nas etapas 1 e 2 da elaboração do horário. Devendo-se evitar o máximo possível, as manifestações para a etapa 3. A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes do Chefe Departamental.

Docentes e Coordenadores
Até 4/12/2023

ÚLTIMA PARTE DA ETAPA 3 DO HORÁRIO (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais colocam as demandas formatadas de inclusões, exclusões e alterações de ofertas de turmas do horário de 2024/1 no documento oficial de manifestações do próximo semestre do Departamento.

O documento oficial de manifestações departamentais do próximo semestre fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre próximo semestre" e seleciona-se o seu departamento. 

A etapa 3 é dedicada prioritariamente a pequenos e poucos ajustes dos Chefes Departamentais. Isso pois, todos os participantes do processo de elaboração do horário (Docentes/Chefes/Coordenadores) tiveram a oportunidade de se manifestarem nas etapa 1 e 2.

Chefes Departamentais

Até 21/12/2023

EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA ETAPA 3: A PROGRAD implementa no SIG as inclusões, exclusões e alterações possíveis do horário de 2024/1 colocadas nos documentos dos Chefes Departamentais durante a etapa 3 e envia para conferência final dos Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação.

PROGRAD.

Até 21/12/2023 (escalonado)

CONFERÊNCIA DA VERSÃO FINAL DO HORÁRIO: Os Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação conferem a versão final do horário.

Chefes Departamentais e Coordenadores dos Cursos de Graduação.

Até 21/12/2023

HOMOLOGAÇÃO DO HORÁRIO: A PROGRAD homologa o horário oficial de 2024/1. 

Observação: Como as equivalências de CCs obrigatórios só pode ser realizadas pela DADE no limite de data pré-matrícula do semestre letivo, caso hajam equivalências de CCs, atualizações de códigos ocorrerão à posteriori.

 

Vide Cronogramas Acadêmicos

ETAPAS DE MATRÍCULAS PARA 2024/1 (Campus Sede e Paraíso) em https://prograd.ufla.br/calendario-cronograma

UFLA.

4/3/2024

INÍCIO DAS AULAS DE 2024/1 (Campus Sede e Paraíso).

UFLA.

De 4/3/2024

até 7/3/2024

ALTERAÇÕES PARA INATIVAR AS VAGAS DE TURMAS COM 0, 1, 2, 3 OU 4 ESTUDANTES MATRICULADOS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP as alterações das turmas de componentes curriculares de 2024/1 com menos de 5 matriculados, de modo a requererem as inativações das vagas.

Para tanto, os chefes departamentais 

 

O documento oficial de manifestações departamentais do semestre ATUAL fica disponível por meio do seguinte procedimento: acessa-se o SIP (sip.prg.ufla.br), "2) Acesso para Docentes", fazendo login, "5) Horário da Graduação", "3) Eu sou Chefe Departamental", "5) Manifestar sobre semestre atual", seleciona-se o seu departamento e insere-se ao final do documento o texto padrão de alteração para inativação das vagas.

A inativação das vagas, faz com que a turma deixe de ser ofertada. Os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes obrigatórios demandam que o Chefe Departamental informe nas observações do pedido, em qual turma de qual componente equivalente deveremos migrar cada um dos estudantes (identificando cada qual discente será migradado para cada qual turma/componente). Já os pedidos de alterações para inativações de vagas de turmas de componentes eletivos não demandam que os Chefe Departamental peça nenhuma migração de discentes matriculados. 

Chefes Departamentais do Campus Sede.

Colegiado ICTIN do Campus Paraíso.

Até 14/3/2024 AUMENTO EXCEPCIONAL DE VAGAS (PARA CHEFES DEPARTAMENTAIS): Os Chefes Departamentais solicitam pelo SIP o aumento excepcional de vagas em turmas de componentes curriculares de 2024/1 (3 dias úteis antes da última etapa de matrícula).

Chefes Departamentais do Campus Sede.

Colegiado ICTIN do Campus Paraíso.

Até 25/3/2024 ALTERAÇÕES DE SALAS E DE VAGAS: em funções dos resultados das quantidades de estudantes matriculados nos componentes curriculares (e de seus históricos) a partir dos processamentos das etapas de matrículas, a PROGRAD poderá realizar ajustes de vagas e ajustes de salas. PROGRAD.

 

 

  

Veja os Cronogramas Acadêmicos Aqui.

 


Setor responsável: SSI/DPGA