Formas de Ingresso
Sisu - Sistema de Seleção Unificada
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
Acesse o Sisu no portal do Ministério da Educação (abre em nova aba).
PAS - Processo Seletivo de Avaliação Seriada
O Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) é uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA, por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do ensino médio. Nas duas primeiras etapas (PAS 1 e PAS 2) o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. Na terceira etapa (PAS 3), é adotada a nota do Enem.
Acesse o site do PAS para obter mais informações (abre em nova aba).
PSS – Processo Seletivo Simplificado
O Processo Seletivo Simplificado (PSS) é uma forma de ingresso nos cursos de graduação da UFLA por meio de vagas iniciais não ocupadas pelo Sistema de Seleção Unificada - SiSU e pelo Processo Seletivo de Avaliação Seriada - PAS.
A classificação dos candidatos será baseada nas notas obtidas pelo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em até quinze anos anteriores ao processo.
Acesse o site do PSS para obter mais informações (abre em nova aba)
Vestibular
A partir de 2010, a UFLA aderiu integralmente ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da instituição são preenchidas pelos candidatos do Sisu: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada - PAS.
As vagas dos cursos a distância são ofertadas por meio de edital próprio, de acordo com as demandas da Diretoria de Educação a Distância - Dired/UFLA e posterior liberação pela Capes.
Transferência de Curso Superior (TCS)
Podem se candidatar à Transferência de Curso de Superior estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação oferecido no Brasil e autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, cujos atos regulatórios sejam por ele emitidos e que atendam aos seguintes requisitos: tenham cursado, com aprovação, até o período da inscrição, pelo menos 20% e no máximo 50% da carga horária total do currículo do curso de origem; o curso de origem seja o mesmo ou de área afim ao pretendido para transferência, a critério da PRG e/ou do Colegiado do Curso.
A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos do processo seletivo.
Saiba mais sobre o processo seletivo no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Obtenção de Novo Título (ONT)
Podem se candidatar à Obtenção de Novo Título diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC ou em curso oferecido no exterior com o diploma validado por IES Brasileira, credenciada pelo MEC.
A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos do processo seletivo.
Saiba mais sobre o processo seletivo no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G)
Anualmente, a UFLA oferece à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação vagas para estudantes estrangeiros. De acordo com o número de vagas, a própria secretaria seleciona previamente os candidatos e os encaminha à Universidade, por meio do Programa de Estudante-Convênio.
Vale ressaltar que, para a permanência do estudante na condição de estudante-convênio, ele deverá obedecer integralmente às exigências recomendadas no Protocolo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores, bem como às demais normas estabelecidas pela UFLA.
Mais informações no site da Diretoria de Relações Internacionais.