Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividade Vivencial

Entende-se por Atividade Vivencial na UFLA toda a ação desenvolvida por estudante regularmente matriculado, orientada por professor ou técnico com nível superior, responsável de qualquer unidade de ensino, pesquisa e extensão, realizada no âmbito da universidade e que não possa ser enquadrada em nenhum outro programa institucional.

ATENÇÃO! Atividades Vivenciais que estão em andamento:
Todos os estudantes que estão realizando Atividade Vivencial, cujos cadastros foram protocolados por meio de requerimento físico na recepção da Pró-Reitoria de Graduação até o dia 31/1/2020, deverão finalizar a Atividade e iniciar um novo cadastro no SIP. 
A finalização dessa Atividade deverá ser feita na recepção da Pró-Reitoria de Graduação, mediante o formulário físico, disponível abaixo.

  • Cadastro em Atividade Vivencial (PELO SIP www.sip.prg.ufla.br
    Acesse o tutorial para instruções sobre o cadastro: Tutorial.
    A Atividade Vivencial poderá ser iniciada somente após homologação da PRG no SIP. O acompanhamento da solicitação deve ser feito pelo estudante também no SIP, na opção “Minhas Atividades Vivenciais”.
  • Encerramento da Atividade Vivencial para cadastros iniciados até 31/1/2020, por meio de requerimento físico, protocolados na recepção da Pró-Reitoria de Graduação: Ficha de Avaliação.
    Prazo para entrega da finalização: no máximo 15 (quinze) dias após o encerramento da atividade. (Se o prazo coincidir com o período de férias, o estudante poderá entregar o formulário na 1ª semana de aulas do período letivo seguinte).
  • Encerramento da Atividade Vivencial para cadastros iniciados a partir de 3/2/2020, por meio do SIP: O encerramento da Atividade Vivencial deverá ser solicitado pelo orientador, no SIP (www.sip.prg.ufla.br).
  • Certificados emitidos
    O acesso ao certificado de Atividade Vivencial registrada por meio de requerimento físico deve ser feito através do link: CLIQUE AQUI.
    O acesso ao certificado de Atividade Vivencial registrada no SIP deve ser feito no próprio sistema: www.sip.prg.ufla.br

Orientações para os estudantes que realizam Atividade Vivencial durante a suspensão das aulas

Considerando a Portaria Reitoria nº 232, de 18/3/2020 e as orientações do Comitê Especial de Emergência da UFLA (CEE Covid-19 UFLA) direcionadas à comunidade de Lavras e a membros da comunidade acadêmica, visando ao desenvolvimento de ações de prevenção ao coronavírus em Lavras, para que haja maior adesão ao distanciamento social, informamos a adoção das seguintes medidas para o Programa de Atividade Vivencial:

  • Atividade Vivencial em andamento podem ser continuadas, desde que se tratem de atividades consideradas essenciais ou que sejam possíveis de desenvolver remotamente. 
  • Novos cadastros de Atividade Vivencial podem ser solicitados, desde que se tratem de atividades consideradas essenciais ou que seja possível desenvolver remotamente. Na descrição da Atividade, o estudante deverá informar se a atividade se enquadra na categoria essencial ou remota.
  • Caso a Atividade Vivencial não se enquadre nas categorias essencial ou remota, o encerramento deverá ser solicitado observando:
    1. Atividade cadastrada em papel: estudante encerra a atividade imediatamente e entrega a Ficha de Avaliação no retorno das aulas.
    2. Atividade Vivencial cadastrada no SIP: estudante encerra a atividade imediatamente e o encerramento é solicitado pelo orientador no SIP.
  • Caberá ao orientador avaliar se a categoria da atividade se enquadra no disposto nessa orientação para definir quanto a continuidade ou encerramento. 
  • Caso a Atividade Vivencial seja realizada para aproveitamento da carga horária de estágio, nos termos da Portaria PRG Nº 90/2020, essa informação, bem como a Resolução do Colegiado que a aprovou, deverá constar nas informações de cadastro no SIP. Excepcionalmente nesse caso, a carga horária semanal poderá ser superior a 12 horas.