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Programa de Apoio à Produção de Material Didático (PROMAD)

O Programa de Apoio à Produção de Material Didático é uma submodalidade pertencente à modalidade da Bolsa de Ensino e Aprendizagem, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA).

O PROMAD destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos estudantes da UFLA. Nele, são desenvolvidos objetos de aprendizagem, sejam eles imagens, animações, vídeos, modelos tridimensionais reais, dentre outros.

O PROMAD visa dar oportunidade para estudantes que possuem perfil e interesse em atuar no desenvolvimento de material didático-pedagógico para atender as demandas do ensino de graduação da universidade. Tem como objetivos: capacitar os estudantes para atuarem nas áreas de ensino e desenvolvimento de tecnologias educacionais; contribuir para a melhoria das ferramentas que possibilitam o acesso aos materiais didáticos digitais do tipo recursos educacionais abertos (REA), aumentando os canais de comunicação entre docentes e discentes, potencializando as possibilidades de trabalho colaborativo em grupos; promover a expansão do uso de tecnologias educacionais na graduação presencial; e incentivar a produção de materiais didáticos inovadores vinculados à inovação pedagógica dos cursos de graduação.

O PROMAD objetiva despertar vocações para o desenvolvimento de materiais didáticos inovadores destinados à aplicação nos cursos de graduação da universidade; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação, oferecendo-lhes oportunidades de conhecimento e prática em ambientes além da sala de aula; contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas, auxiliando a UFLA a cumprir com sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

Conheça os projetos PROMAD abaixo:

  • Atlas Digital de Anatomia Animal 3D – Ênfases: Anatomia Veterinária e Desenvolvimento de Aplicação web
  • Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais para o Ensino de Embriologia na UFLA
  • Disciplina GAC110 (antiga GCC250) - Fundamentos de Programação I, ofertada na modalidade à distância
  • Disciplina GMM104 (antiga GEX104) - Cálculo I, Ofertada na Modalidade à Distância
  • Disciplina GFI125 - Física A, Ofertada na Modalidade à Distância
  • Materiais Didáticos Alternativos
  • Semiologia em Foco: Uma Ferramenta Audiovisual de Reforço Didático na Prática Semiológica Veterinária – Ênfases: Edição de Vídeo e Programação html e Semiologia Veterinária

Projeto: Atlas Digital de Anatomia Animal 3D – Ênfases: Anatomia Veterinária e Desenvolvimento de Aplicação web

Orientadores: Gregório Corrêa Guimarães (DMV/FZMV) e Ana Paula Piovesan Melchiori (DAC/ICET)

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Atualmente existe uma demanda crescente por representações virtuais de elementos reais, que se torna realidade através de técnicas de realidade virtual, porém há grande carência desses materiais didáticos nas escolas e universidades. Assim, objetiva-se neste projeto criar materiais didáticos virtuais realistas, através da construção de réplicas virtuais a partir de modelos reais. Será construído um atlas com imagens de ossos tridimensionais para aplicação na disciplina de anatomia veterinária I (GMV 204), mais especificamente os ossos que compõem os esqueletos de equinos e cães, com grande semelhança do objeto real, trazendo ainda os acidentes ósseos de cada um com textos descritivos. Espera-se oferecer ao aluno certa mobilidade de estudo, na qual ele poderá acessar o Atlas 3D em qualquer lugar usando dispositivo com acesso à internet, além de auxiliar nos estudos in loco. Portanto, pretende-se proporcionar melhoria na qualidade de ensino, fornecendo uma nova ferramenta para o processo de aprendizado, motivando os alunos a adquirirem novos conhecimentos por meio da utilização do ambiente virtual tridimensional.


Projeto: Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais para o Ensino de Embriologia na UFLA

Orientador: Jerry Carvalho Borges (DME/FCS)

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Ao longo da vigência do projeto têm sido aplicados questionários para avaliar as dificuldades e preferências dos estudantes sobre temas da embriologia e, então, confeccionados mais de 300 modelos didáticos tridimensionais para atender a essas demandas. Os modelos foram elaborados com massa de biscuit, gesso, isopor, arames, imãs de neodímio, resina ortoftálica, etc. Também foi produzida uma apostila com a descrição destes. Estes modelos vêm sendo utilizados em aulas teórico-práticas por turmas dos cursos de Nutrição, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. E, desde 2016, por turmas da Medicina.

Além disso, é importante enfatizar que os modelos têm sido utilizados na produção de vídeos didáticos sobre embriologia, que estão disponibilizados para consulta pública em um canal do Youtube. Mais recentemente, esses vídeos estão sendo produzidos utilizando recursos tecnológicos do estúdio da Diretoria de Educação a Distância (DIRED) da UFLA.

O projeto em questão tem contribuído para a formação de um grande número de graduandos, permitindo aos bolsistas iniciarem na produção de material didático e no teste de seu emprego para ensino em salas de aulas. O projeto também permite que os alunos possam desenvolver um TCC na área e que possam se engajar em apresentações dos resultados obtidos em congressos locais, nacionais e internacionais, além de sua participação na produção (análise dos dados, redação) de publicações científicas.


Projeto: Disciplina GAC110 (antiga GCC250) - Fundamentos de Programação I, ofertada na modalidade à distância

Orientador: Janderson Rodrigo de Oliveira (DAC/ICET)

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O conhecimento em programação permite o desenvolvimento de diversas habilidades que contribuem para a melhoria do raciocínio lógico dos estudantes. Entre essas habilidades podemos citar o desenvolvimento de capacidade para solucionar problemas com a sua decomposição, noções de causa e consequência, organização do pensamento, criatividade, entre outros. Contudo, o processo de aprendizagem em programação pode ser considerado por muitos iniciantes como difícil e até mesmo cansativo. Por isso, iniciativas de alternativas que visem tornar o ensino de programação mais atrativo se tornam imprescindíveis. Neste sentido, o projeto PROMAD visa a formulação de propostas de enunciados de questões/exercícios de programação, envolvendo preferencialmente a temática de assuntos relacionados à engenharia. A expectativa em relação a este objetivo é tentar motivar os alunos que cursam a disciplina de FP1 a se interessarem pela disciplina por meio da discussão de questões/exercícios voltados especificamente para suas futuras áreas de atuação, mostrando situações reais em que eles poderiam resolver problemas com a programação.


Projeto: Disciplina GMM104 (antiga GEX104) - Cálculo I, Ofertada na Modalidade à Distância

Orientador: Marcio Fialho Chaves (DMM/ICET)

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A reprovação em disciplinas de Cálculo é um problema comum a muitas instituições de ensino superior, fenômeno que afeta inclusive a manutenção dos estudantes nos respectivos cursos. Neste projeto colocamos a disposição dos alunos reprovados em Cálculo 1 uma recuperação de longo prazo por meio da ofertada de turmas especiais semipresenciais. O método obteve resultados expressivos no desempenho acadêmico de todos os matriculados na disciplina, entre 2015 e 2019, com base no Sistema Integrado de Gestão da instituição. Nesse período as turmas especiais foram comparadas às turmas regulares da mesma disciplina. Verificou-se que a oferta das turmas especiais semipresenciais gerou melhoria nos percentuais de aprovação, inclusive das turmas convencionais, principalmente para os cursos que compõem a área básica de ingresso (ABI) de 4 engenharias. A turma especial de Cálculo 1 é ministrada via Campus Virtual onde os bolsistas do PROMAD tem um papel fundamental tutorando os alunos pelos canais de comunicação do Campus Virtual no estudo do conteúdo, auxiliando na resolução das listas de exercícios entre outros. 


Projeto: Disciplina GFI125 - Física A, Ofertada na Modalidade à Distância

Orientador: Igor Saulo Santos de Oliveira (DFI/ICN)

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Objetivos: Auxiliar na elaboração de material didático para uso na disciplina de Física A – EAD, e no auxílio aos estudantes em relação a dúvidas referentes ao conteúdo do curso.

As disciplinas de Física Básica nos cursos de Engenharias tem, em geral, um alto índice de reprovação. Este é um problema verificado não só na UFLA, mas também na maioria das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Em particular no curso de Física A, que é o primeiro curso de Física Básica, as dificuldades costumam estar relacionadas a deficiências que os estudantes trazem nos conteúdos de Física e Matemática aprendidos no Ensino Médio. E também, pode estar relacionado com uma imaturidade do estudante em relação a rotina de estudos que deve ser adquirida para ter sucesso na conclusão de um Curso Superior. Pensando em métodos diferenciados de ensino para os alunos reprovados na discplina, foi criado a disciplina de Física A - EAD. A abertura desta turma possibilitou a ampliação do número de vagas ofertadas na disciplina, diminuindo a retenção de alunos, e também, oferece um método de aprendizado diferente das turmas presenciais convencionais, visando os alunos que possuem dificuldade na disciplina. A turma EAD depende principalmente de materiais de estudo disponíveis no Campus Virtual, como listas de exercícios, videoaulas, chats de dúvidas, exercícios resolvidos, entre outras. Neste contexto, os alunos bolsistas no projeto PROMAD estão envolvidos na elaboração do material didático utilizado na disciplina e auxílio aos alunos em relação a dúvidas referentes ao conteúdo da disciplina. O atendimento aos estudantes é feito tanto presencialmente como pelos canais de comunicação do Campus Virtual.


Projeto: Materiais Didáticos Alternativos

Orientador: Chrystian Araújo Pereira (DME/FCS)

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Considerando o atual contexto de grande disponibilidade e acesso à informação, a necessidade de inovação na área da educação e a busca de metodologias alternativas e dinâmicas de ensino-aprendizagem, apresenta-se a proposta de ensino multidisciplinar, integrado e contextualizado a situações práticas do futuro profissional. Alinhado à proposta do PPC do Curso de Graduação em Medicina da UFLA, o projeto propõe a integração multidisciplinar de docentes dos Departamentos de Ciências da Saúde (DSA) e Química (DQI), discentes de Graduação dos cursos de Educação Física, Medicina e Medicina Veterinária e discentes de Pós-Graduação visando ao planejamento e elaboração de atividades de ensino e materiais didáticos (vídeo-aulas, textos acadêmicos, mapas metabólicos multidisciplinares e outros). Pretende-se que os materiais produzidos permitam a integração e contextualização de maneira contínua e interdisciplinar dos conteúdos de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Farmacologia, Metabolismo e Química Orgânica. A expectativa é que os materiais sejam utilizados por alunos de graduação das disciplinas: a) GSA 120 – Bases Metabólicas e Bioquímicas; b) GSA 176 - Terapêuticas I; c) GSA 132 – Terapêuticas II; d) GSA 137 – Terapêuticas III; e) GQI 132 – Bioquímica; f) GQI 135 – Química Orgânica e g) outras. Além disso, pretende-se que o material seja também utilizado em disciplinas de Pós-Graduação (PSA 511 – Metabolismo e Bioquímica Avançada e disciplinas dos programas de Nutrição, Agroquímica e outros).


Projeto: Semiologia em Foco: Uma Ferramenta Audiovisual de Reforço Didático na Prática Semiológica Veterinária – Ênfases: Edição de Vídeo e Programação html e Semiologia Veterinária

Orientador: Carlos Artur Lopes Leite (DMV/FZMV)

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Em função de alterações de paradigmas no ensino superior mundial, diversas práticas e políticas pedagógicas foram estabelecidas no intuito de se adequar à nova realidade profissional, com destaque para as videoaulas. Como um problema crônico no ensino superior nacional, a baixa carga horária das disciplinas de graduação e, consequentemente, a menor oferta de aulas práticas, faz com que conteúdos relevantes sejam excluídos da formação educacional do discente. Este fato está presente na disciplina SEMIOLOGIA (GMV116), o que afeta o processo de aprendizado do aluno, especialmente no tocante às atividades práticas. Visando minimizar este fato, objetiva-se neste projeto a criação de uma plataforma institucional eficiente, de rápido e fácil acesso ao discente, de forma que o mesmo possa usufruir de todas as facilidades do universo digital, ao mesmo tempo em que tecnologia e aprendizado se fundem em um só elemento modificador e motivador para o indivíduo. Nesta plataforma estarão disponíveis vídeos curtos relacionados às atividades práticas em diversas espécies animais, permitindo ao discente complementar o ensino teórico e aplicar o conteúdo em sua atividade clínico-cirúrgica.