ABERTA INSCRIÇÃO PARA ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTE DAS POLÍTICAS DE EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA INTEGRAR O CONSELHO DE GRADUAÇÃO

Publicado: Segunda, 27 Setembro 2021 11:00 | Última Atualização: Segunda, 27 Setembro 2021 11:00

O Presidente do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições, considerando que não se ocupou a vaga pela última eleição, em consonância com o disposto no art. 10 do Regimento da Pró-reitoria de Graduação  e em obediência ao disposto nos artigos 132 a 133 do Regimento Geral da UFLA,  torna pública a inscrição de membros da comunidade universitária do que se considerem representantes das políticas de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), para concorrerem ao mandato de Representante EDI no ConGRAD, por eleição direta.

Os interessados deverão inscrever-se até o dia 22/10/2021, por meio do formulário disponível no endereço eletrônico https://prograd.ufla.br/congrad, onde farão o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura nos termos do Regimento da PROGRAD.

A eleição do representante, por processo de votação direta por meio eletrônico provido pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - DGTI - ocorrerá no dia 27/10/2021, das 08:00 até 18:00, em que cada eleitor terá direito a apenas 1 (um) voto eletrônico, em apenas 1 (um) nome para a representação a ser provida, sendo considerado eleito o candidato mais votado por seus pares.

Na última eleição tivemos apenas uma candidata inscrita, que foi eleita, mas que também era a candidata a representante discente. Ao final do processo, optou por ficar como representante discente. Portanto, precisamos escolher a pessoa que será representante EDI e sua suplente ou seu suplente.

Mas, o que significa ser uma representante ou um representante EDI? Qual a importância dessa representação junto aos conselhos e congregações? Você sabe explicar?

Primeiro, vamos entender a sigla:

E – equidade – promoção da igualdade de direitos com relação às diferenças históricas, devido a processos de marginalização;
D – diversidade - caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo. No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência das pessoas com suas diferenças em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero, religião etc., em um mesmo espaço;
I – inclusão – integração de pessoas com deficiência, que possuem necessidades especiais ou específicas nos espaços representativos da sociedade.

Muito recentemente a universidade implementou essa representação em todas as suas instâncias deliberativas, inclusive no ConGRAD. O objetivo é aumentar a representatividade desses espaços com a inclusão de pessoas pertencentes às minorias, aqui compreendidas como grupos que foram ao longo dos anos marginalizados dos espaços decisórios da sociedade. Negros, mulheres, membras e membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, entre outros grupos minoritários.

Se você pertence a algum grupo minoritário, se inscreva! Vamos dar visibilidade e voz às pessoas que sempre foram ocultadas e apartadas desses espaços!

O edital completo pode ser acessado clicando aqui