Informações sobre o início do próximo semestre letivo em 24/10

Publicado: Terça, 11 Outubro 2022 16:49 | Última Atualização: Terça, 11 Outubro 2022 16:49

Diante das dúvidas recebidas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em relação a solicitações de adiamento do início do próximo semestre letivo para que os estudantes possam votar em seus locais de origem durante o segundo turno das eleições de 2022, a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que tanto o calendário letivo quanto o cronograma acadêmico, já aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), e disponíveis no site da Prograd, estão mantidos.

Para buscar uma mediação entre a necessidade de deslocamento para votar - daqueles que não solicitaram o voto em trânsito - e a necessidade de estarem presentes nas atividades letivas, a Prograd irá recomendar às unidades acadêmicas e professores que acolham a apresentação de comprovante de votação do segundo turno das eleições por estudantes que residam a mais de 200 quilômetros de distância da UFLA, bem como que indiquem atividade de reposição de ausência nos dias 29/10, 31/10 e 1/11, para esses casos. Atualmente, cerca de 50% da comunidade estudantil da UFLA é originária de Lavras e da microrregião.

Esse procedimento foi adotado na eleição passada e foi bem acolhido pelos docentes.

Está sendo realizado grande esforço para manter a Instituição em funcionamento, bem como para sincronizar, o quanto antes, o semestre civil com o letivo. A defesa da educação pública, gratuita e de excelente qualidade passa pelo pleno funcionamento e pelo cumprimento contínuo da missão institucional. Os estudantes, como parte da comunidade acadêmica, devem estar presentes e ativos, fazendo valer seus direitos.

Não obstante a justa e elogiável preocupação de parte da comunidade estudantil com a possibilidade de que exerçam sua responsabilidade cidadã de votarem em seus locais de origem, o adiamento, por dez dias, do início do semestre letivo traria prejuízos para toda a comunidade acadêmica.