Formandos de 22 cursos da UFLA participam de cerimônias de colação de grau
Familiares e amigos prestigiaram, na última sexta-feira (7/2), as sessões solenes de colação de grau de 22 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizadas no Ginásio Poliesportivo da Instituição. Cerca de 500 formandos encerraram oficialmente a trajetória na graduação e chegam ao mercado com a forte marca UFLA em seus currículos.
A primeira solenidade contou com a presença dos formandos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Química (Licenciatura), Química (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física-Licenciatura, Educação Física – Bacharelado, Matemática (Licenciatura), Sistemas de Informação, Física (Licenciatura), Nutrição, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental e Sanitária e Letras (Português e Inglês – Licenciatura).
Na segunda cerimônia, receberam o diploma os estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Administração, Administração Pública e Medicina Veterinária.
O professor João Márcio de Carvalho Rios foi escolhido como paraninfo das duas turmas. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1961, foi diretor da Instituição no período de dezembro de 1979 a dezembro de 1983. Em suas palavras, destacou o orgulho que todos os formandos devem manter de terem pertencido a uma instituição tão qualificada. “Desejo a vocês sucesso no mercado de trabalho; que seus valores, a instituição onde se formaram e a família a que pertencem sejam diferenciais importantes na trajetória de vocês”, disse.
Orgulho e compromisso
As cerimônias foram presididas pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; da secretária do Conselho Universitário, Ione Dias Bertolucci; da chefe de gabinete, Ana Carla Marques Pinheiro, além de patronos, patronesses, professores e servidores homenageados.
No pronunciamento para os formandos, o professor Scolforo ressaltou a excelência da UFLA, agradecendo aos estudantes, pais e familiares por terem confiado na Instituição. Ele convidou os formandos para serem embaixadores da Universidade no decorrer da trajetória profissional, sempre atentos ao juramento proclamado na cerimônia de colação de grau. Para honrarem o nome da Instituição, Scolforo reforçou que sigam aos “princípios da honestidade e da ética profissional, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, jamais atentando contra a dignidade da pessoa humana, buscando o justo e a paz como resultado final”.
Para sempre UFLA
Para a formanda de Medicina Veterinária, Larissa Teixeira Pacheco, 23, é imensurável a experiência que obteve na graduação realizada na UFLA. “A Universidade cresce e melhora a cada ano. O meu curso, por exemplo, sempre esteve muito bem conceituado. A minha intenção é dar continuidade aos meus estudos na UFLA e me especializar em cirurgia de pequenos animais”, afirmou Larissa.
Durante a cerimônia, o reitor destacou a importância dos cursos de ensino à distância ofertados pela UFLA, os quais exigem demasiado compromisso dos estudantes. Na ocasião, ele citou como exemplo as formandas de Administração Pública, modalidade à distância, Meide Maria Gonçalves Rodrigues e Sara Rodrigues, mãe e filha que se formaram nesse ano, após muito esforço. “Estudar na minha idade não é nada fácil, e o curso por ser a distância demanda muito empenho, mas, com a ajuda da minha filha, com muito companheirismo foi possível a nossa formatura”, relatou Meide.
Veja a galeria de fotos das duas solenidades. Clique aqui.