Com calendário reformulado, aulas do segundo semestre/2015 iniciaram nesta segunda (18/1)
Após um breve recesso durante as festividades do final de ano, as aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) retornaram nesta segunda-feira (18/1). A pausa das atividades teve início no dia 21 de dezembro.
Mas, a partir de hoje, a comunidade acadêmica volta a pleno vapor. Atualmente, são 15 mil pessoas envolvidas com atividades de ensino, pesquisa e extensão. São 34 cursos de graduação e 55 de pós-graduação (mestrado e doutorado).
Para os estudantes de graduação do curso de Química, Alexandre Nunes Lourenço, 20 anos, e Andressa Campos Mendonça, 21, o dia está naquele compasso típico de segunda-feira. “Demoram alguns dias para voltarmos ao ritmo, mas já temos uma pesquisa de iniciação científica para dar andamento”, comentam.
Já para alguns estudantes, a rotina se iniciou faz tempo. A pós-graduanda em Genética e Melhoramento, Jéssica Gentil, 25 anos, conta que só descansou nos feriados de Natal e Réveillon. “Quando estamos com pesquisas é impossível parar por muito tempo. Então, para mim, a rotina seguiu normalmente”, relatou.
Por conta da última greve, as aulas do segundo período letivo da Universidade devem encerrar em 24 de março. Além disso, entre o final do segundo período letivo de 2015 e o primeiro de 2016 haverá mais um mês de pausa. Sendo assim, as aulas do primeiro semestre/2016 estão previstas para se iniciarem em 25 de abril.
UFLA
A UFLA vem se consolidando como uma das mais importantes instituições de educação superior do Brasil, além de já alcançar reconhecimentos internacionais. Está no seleto grupo das 12 universidades do País que receberam o conceito máximo (nota 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação em 2015.
Apareceu neste ano na lista das 800 melhores universidades do mundo, segundo o ranking Times Higher Education (apenas 17 são brasileiras); ficou também entre as 200 melhores universidades no Brics & Emerging Economies Rankings 2016, além de estar entre as 150 melhores do mundo na área de Ciências Agrárias e Florestais, de acordo com ranking da inglesa Quacquarelli Symonds (QS World University Rankings by Subject 2015).
Clique para consultar o calendário acadêmico completo em 2016
Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA