Ir direto para menu de acessibilidade.

Inscrições do SiSU para período 2016/2 começam na segunda (30/5) – estude na UFLA

Publicado: Segunda, 30 Mai 2016 07:23 | Última Atualização: Terça, 14 Novembro 2017 16:15

sisu-2016-1Quem espera a oportunidade de cursar a graduação em instituições públicas de ensino superior deve ficar atento aos prazos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para a seleção – que definirá o ingresso para o segundo período letivo de 2016 – começam na segunda-feira (30/5) e vão até quinta-feira (2/6). Ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos critérios para que o interessado possa se candidatar às vagas disponibilizadas.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), estarão disponíveis 1.255 vagas (100% da oferta para o 2º período letivo de 2016), sendo 629 delas reservadas para grupos de estudantes cotistas, em atendimento à Lei 12.711/2012. A oferta das vagas da UFLA pelo SiSU está regulamentada pelo Edital 221 – DIPS/UFLA, de 25 de maio de 2016. Os candidatos também devem consultar o Termo de Adesão da UFLA ao SiSU, documento que concentra informações sobre cursos oferecidos na Instituição, vagas, pesos e notas mínimas no Enem para cada curso e turno, entre outros dados. Uma questão relevante que pode ser observada no Termo, por exemplo, é que, na UFLA, a nota mínima obtida na redação deve ser de 200 pontos.

São 25 opções de cursos presenciais na UFLA. Todas as informações estão disponíveis no site da Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips). É importante observar que a opção “Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia)” inclui quatro cursos: as engenharias Civil, de Materiais, Mecânica e Química.  O estudante que ingressa pela ABI-Engenharia, depois de cursar o primeiro período, com disciplinas do Núcleo de Conteúdos Curriculares Comuns das Engenharias (NCCE), poderá fazer a opção por seu curso predileto, com base nos resultados de seu desempenho acadêmico.

 Outras informações sobre o SiSU

O endereço para inscrições é http://sisu.mec.gov.br/. O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, sendo possível alterar essas escolhas durante o período de inscrições (30/5 a 2/6). Uma vez por dia, durante esse período, o Sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso, permitindo que o estudante avalie suas opções.

A previsão é de que o resultado (chamada regular) esteja disponível no dia 6/6. Os candidatos selecionados farão a matrícula entre 10/6 e 14/6. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse, no período de 6/6 a 17/6, em participar da lista de espera.

Cotas

No primeiro semestre de 2016, a UFLA alcançou a meta definida pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), garantindo 50% das vagas dos cursos de graduação presenciais para públicos específicos, definidos nos seguintes grupos:

L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L3 – Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L4 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

registrado em: