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Retomada das atividades letivas da UFLA

Publicado: Quinta, 23 Abril 2020 20:51 | Última Atualização: Quinta, 23 Abril 2020 21:28

Tendo em vista a incerteza sobre quando poderemos retomar as atividades presenciais, estamos analisando alternativas para a reativação do calendário letivo, com atividades de ensino-aprendizagem realizadas de forma remota. Este movimento se iniciou a partir das seguintes constatações:

(1)  não é possível prever quando e como poderemos retomar o calendário letivo com atividades presenciais, contando com 100% dos estudantes aptos a frequentarem o campus;

(2)  a interrupção prolongada das atividades acadêmicas pode causar evasão por desistência, aumento nos pedidos de transferência e abandono ou pode acarretar adiamento da conclusão do curso, prejudicando o ingresso do formando na vida profissional;

(3)   o afastamento prolongado da rotina de estudos prejudicará os estudantes que decidirem retornar, não só durante o tempo do distanciamento social, mas no retorno às atividades letivas presenciais, visto que eles terão desmobilizado os processos cognitivos que os mantém focados nos estudos;

(4)  cerca de 15% dos componentes curriculares em oferta neste semestre são caracterizados como exclusivamente práticos no SIG e os outros 85% são compostos por conteúdos teóricos ou parte teóricos e parte práticos;

(5)  os estudantes de graduação com matrícula ativa neste semestre são oriundos de 26 estados e do distrito federal. Cerca de 80% são de MG, 17% de SP.  Apenas em MG, os alunos são oriundos de 344 cidades. Portanto, a dispersão geográfica da comunidade estudantil é enorme.

(6) apenas 7% dos estudantes e 8% dos docentes da UFLA não têm registro de acessos ao Campus Virtual.  

(7)   o principal fator de sucesso no processo de aprendizagem é a relação professor-estudante e os recursos digitais para comunicação e informação devem ser meios para superação das dificuldades impostas pelo distanciamento social e não ferramentas para substituir o protagonismo do docente e dos estudantes;

(8)  é inadequado considerar que as aulas presenciais podem ser substituídas por aulas na modalidade EaD, pois o fazer pedagógico dos cursos a distância pressupõe abordagem distinta da aplicada aos cursos presenciais convencionais;

(9)  não é imprescindível que se utilizem recursos tecnológicos sofisticados e dispendiosos para que se viabilize a interação entre professores e estudantes. Com o mínimo necessário de conectividade, artefatos digitais e conhecimento tecnológico, aplicando metodologia adequada e técnicas eficientes, é possível criar condições para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem na maioria das disciplinas da graduação;

 (10)   a interação social por meio de recursos tecnológicos digitais pode auxiliar a comunidade acadêmica a se manter unida, a compartilhar dificuldades e também vitórias, a elaborar apoios e colaborar para a manutenção da saúde mental de quem se sente isolado e cercado de problemas/dificuldades.

Para avançarmos e elaborarmos uma proposta que atenda aos anseios da comunidade acadêmica sobre a continuidade dos trabalhos no semestre letivo que se encontra interrompido, necessitamos muito de sua colaboração, que pode ser viabilizada por meio de resposta ao questionário disponível no link a seguir.

Foram criados questionários específicos para servidores e para estudantes e os dados coletados serão decisivos para transformarmos sugestões já trabalhadas pela gestão executiva, equipe da PRG, da PRPG e coordenadores de cursos.

Contamos com sua preciosa colaboração respondendo o questionário até o dia 28/04/2020.

Para ampliarmos os canais de comunicação sobre o tema, realizaremos uma transmissão ao vivo (Live) no dia 27/04/2020, as 15 horas, que pode ser acessada pelo seguinte link:

https://youtu.be/KZz8n-DtPAU

Durante a transmissão será possível enviar comentários e perguntas sobre a proposta de retomada das atividades letivas.

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