Retomada das atividades letivas da UFLA
Tendo em vista a incerteza sobre quando poderemos retomar as atividades presenciais, estamos analisando alternativas para a reativação do calendário letivo, com atividades de ensino-aprendizagem realizadas de forma remota. Este movimento se iniciou a partir das seguintes constatações:
(1) não é possível prever quando e como poderemos retomar o calendário letivo com atividades presenciais, contando com 100% dos estudantes aptos a frequentarem o campus;
(2) a interrupção prolongada das atividades acadêmicas pode causar evasão por desistência, aumento nos pedidos de transferência e abandono ou pode acarretar adiamento da conclusão do curso, prejudicando o ingresso do formando na vida profissional;
(3) o afastamento prolongado da rotina de estudos prejudicará os estudantes que decidirem retornar, não só durante o tempo do distanciamento social, mas no retorno às atividades letivas presenciais, visto que eles terão desmobilizado os processos cognitivos que os mantém focados nos estudos;
(4) cerca de 15% dos componentes curriculares em oferta neste semestre são caracterizados como exclusivamente práticos no SIG e os outros 85% são compostos por conteúdos teóricos ou parte teóricos e parte práticos;
(5) os estudantes de graduação com matrícula ativa neste semestre são oriundos de 26 estados e do distrito federal. Cerca de 80% são de MG, 17% de SP. Apenas em MG, os alunos são oriundos de 344 cidades. Portanto, a dispersão geográfica da comunidade estudantil é enorme.
(6) apenas 7% dos estudantes e 8% dos docentes da UFLA não têm registro de acessos ao Campus Virtual.
(7) o principal fator de sucesso no processo de aprendizagem é a relação professor-estudante e os recursos digitais para comunicação e informação devem ser meios para superação das dificuldades impostas pelo distanciamento social e não ferramentas para substituir o protagonismo do docente e dos estudantes;
(8) é inadequado considerar que as aulas presenciais podem ser substituídas por aulas na modalidade EaD, pois o fazer pedagógico dos cursos a distância pressupõe abordagem distinta da aplicada aos cursos presenciais convencionais;
(9) não é imprescindível que se utilizem recursos tecnológicos sofisticados e dispendiosos para que se viabilize a interação entre professores e estudantes. Com o mínimo necessário de conectividade, artefatos digitais e conhecimento tecnológico, aplicando metodologia adequada e técnicas eficientes, é possível criar condições para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem na maioria das disciplinas da graduação;
(10) a interação social por meio de recursos tecnológicos digitais pode auxiliar a comunidade acadêmica a se manter unida, a compartilhar dificuldades e também vitórias, a elaborar apoios e colaborar para a manutenção da saúde mental de quem se sente isolado e cercado de problemas/dificuldades.
Para avançarmos e elaborarmos uma proposta que atenda aos anseios da comunidade acadêmica sobre a continuidade dos trabalhos no semestre letivo que se encontra interrompido, necessitamos muito de sua colaboração, que pode ser viabilizada por meio de resposta ao questionário disponível no link a seguir.
- https://forms.gle/14pN9Bzoz2mLquWW8 (Para Professor/a e Técnico/a)
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https://forms.gle/zYQje88rpPpRUSgVA (Para Estudante)
Foram criados questionários específicos para servidores e para estudantes e os dados coletados serão decisivos para transformarmos sugestões já trabalhadas pela gestão executiva, equipe da PRG, da PRPG e coordenadores de cursos.
Contamos com sua preciosa colaboração respondendo o questionário até o dia 28/04/2020.
Para ampliarmos os canais de comunicação sobre o tema, realizaremos uma transmissão ao vivo (Live) no dia 27/04/2020, as 15 horas, que pode ser acessada pelo seguinte link:
Durante a transmissão será possível enviar comentários e perguntas sobre a proposta de retomada das atividades letivas.