Mais de 700 membros da UFLA concluíram seus cursos na plataforma Coursera
A parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com a Plataforma Coursera perdurou de abril a setembro de 2020 e se encerrou com mais 700 pessoas (entre membros a comunidade acadêmica e da comunidade externa) tendo realizado todas as atividades dos cursos on-line disponíveis. Foram mais de 26 mil horas de envolvimento dos inscritos com os conteúdos
A iniciativa garantiu a disponibilização de 5 mil licenças de acesso aos cursos, e 4.799 foram ocupadas. Foram mais de 1400 cursos selecionados pela comunidade ligada à UFLA. Havia ofertas em áreas como Ciência de Dados, Negócios, Ciência da Computação, Ciência da Saúde, Ciências Sociais, Desenvolvimento Pessoal, Artes e Humanidades, Engenharia, Línguas, Tecnologia da informação, Matemática e Lógica.
A parceria foi firmada logo após a interrupção das aulas presenciais, medida que atendeu ao distanciamento social necessário ao enfretamento da pandemia de Covid-19. Essa foi uma das primeiras ações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) logo que as atividades acadêmicas presenciais foram interrompidas, no final de março. O intuito era oferecer oportunidades de formação complementar e continuada aos estudantes e professores enquanto havia a preparação para a retomada das atividades letivas regulares por meio do Estudo Remoto Emergencial (ERE). Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, os dados demonstram que a medida foi acertada, com uma parceria de sucesso. "Aproveitando a oportunidade, deixo registrado nosso agradecimento à equipe da Coursera, que nos atendeu prontamente e viabilizou tudo para que pudéssemos colocar no ar a área de acesso da UFLA no portal deles com muita rapidez", diz.