Nota da PROGRAD sobre o retorno das atividades práticas ou teórico-práticas presenciais

Publicado: Sexta, 12 Fevereiro 2021 16:50 | Última Atualização: Sexta, 12 Fevereiro 2021 16:50

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o segundo período letivo de 2020 da graduação ainda está em curso, por meio do Estudo Remoto Emergencial. Houve um período de recesso no fim de 2020 e as atividades remotas foram retomadas em 18/1/2021. De acordo com o calendário acadêmico, definido no mês de dezembro de 2020 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição (CEPE), o retorno de aulas presenciais ocorrerá a partir de 8/3/2021, inicialmente, apenas em disciplinas práticas que utilizam laboratórios especializados ou atividades de campo. Nesses casos, o retorno seguirá todas as determinações de distanciamento social e utilização segura dos espaços da Universidade.

A definição de quais componentes curriculares práticos ou teórico-práticos realizarão as atividades presenciais é de responsabilidade dos docentes e departamentos em articulação com os colegiados de cursos. A regulamentação do CEPE estabelece que o professor deve elaborar um plano de ensino (disponibilizado no SIG desde 22/1/2021 e em outros meios utilizados para as aulas remotas, como o Campus Virtual) que contemple as atividades a serem realizadas presencialmente. As coordenações dos cursos estão em contato com os estudantes para informar sobre quais componentes dos cursos exigirão o retorno presencial.

Destaca-se, também, que os componentes curriculares cuja oferta foi interrompida no primeiro semestre de 2020 (por meio da atribuição de notação XD aos estudantes) devem ter a situação regularizada até o mês de julho/2021. O docente deve planejar a conclusão (presencial ou não) dos trabalhos. Cabe aos estudantes se informarem com os docentes responsáveis pelos componentes curriculares nesta situação sobre os detalhes, datas e local das atividades a serem realizadas para que conclua a oferta e seja emitida a situação final (se aprovado ou não).