Ir direto para menu de acessibilidade.

Atividades presenciais em disciplinas práticas e de campo – acompanhe informações e orientações sobre o assunto

Publicado: Terça, 23 Fevereiro 2021 12:55 | Última Atualização: Terça, 23 Fevereiro 2021 12:55

De acordo com o calendário acadêmico, definido no mês de dezembro de 2020 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição (CEPE), a retomada  das aulas presenciais na graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorrerá a partir de 8/3/2021 apenas em atividades e disciplinas obrigatórias práticas, que não puderam ser feitas de forma remota nos semestres letivos 2020/1 e 2020/2. Diante desse retorno parcial, a comunidade acadêmica deve acompanhar, com atenção, todas as orientações relacionadas ao tema.

A estimativa atual é de que o retorno deve abranger cerca de 50 disciplinas da graduação (2,5% do total) e cerca de 850 estudantes matriculados (8,7% do total). Nesses casos, as atividades presenciais são indispensáveis para evitar que as turmas fiquem retidas e haja impedimento de formatura nos próximos semestres. A maior parte dessas disciplinas (mais de 85%) é de cursos da área da saúde, como Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição, que formam profissionais para os quais há alta demanda no enfrentamento à pandemia. 

Para garantir atendimento às recomendações de saúde, o Comitê Especial de Emergência para Enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA) está acompanhando e orientando as ações.

Identificação das disciplinas que terão atividades presenciais

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) esclarece que a definição das disciplinas para as quais haverá esse retorno é feita pelos professores e departamentos, em articulação com os colegiados de cursos e com as Escolas, Faculdades e Institutos. Pela regulamentação do CEPE, o professor responsável pelas disciplinas que exigem atividades práticas define, no plano de ensino, as atividades a serem realizadas presencialmente. Os planos de ensino foram disponibilizados desde 22/1 no Sistema Integrado de Gestão (SIG) e em outros meios utilizados para as aulas remotas, como o Campus Virtual. As coordenações dos cursos também já estão em contato com os estudantes para informar quais delas exigirão o retorno presencial. 

Outra informação importante é que as disciplinas que tiveram  oferta interrompida no primeiro semestre de 2020, por meio da atribuição de notação XD aos estudantes*, devem ter a situação regularizada até o mês de julho/2021. Dessa forma, o professor  deverá planejar a conclusão (presencial ou não) dos trabalhos. Os estudantes devem procurar os professores responsáveis pelos componentes curriculares nesta situação para saber os detalhes, datas e locais das atividades a serem realizadas.

Segurança em saúde

O Comitê Especial de Emergência para Enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA) está desenvolvendo ações, protocolos e orientações para assegurar que as atividades administrativas, de pesquisa e didáticas que não podem ser adiadas ou realizadas à distância ocorram da forma mais segura possível. Estão sendo realizadas adaptações nos espaços de aulas e aquisição de material de segurança. A instituição investiu cerca de um milhão de reais nessas ações.

De acordo com o Comitê, o número de estudantes, espaços e servidores a serem envolvidos nas atividades práticas presenciais é pequeno em relação à capacidade total da Instituição, o que torna a situação favorável ao retorno desse grupo de disciplinas, desde que observadas as recomendações de segurança dos protocolos a serem divulgados. Os estudantes que retornarem estarão nas atividades em horários e dias específicos, o que tornará pequeno o público que estará em circulação no câmpus em cada momento.

O Comitê considera, ainda, que a vigilância deve ser permanente e, caso ocorra alguma alteração epidemiológica importante no cenário da pandemia, novas orientações poderão ser necessárias. No caso de dúvidas, a comunidade acadêmica pode entrar em contato com o Comitê pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) também já prepara ações para garantir maior segurança para quem precisará circular pelo câmpus. Entre elas está a organização de uma estratégia para o controle de acesso à Universidade, que será autorizado apenas para a comunidade acadêmica envolvida em atividades consideradas essenciais e nas atividades didáticas previstas. A vigilância também estará responsável por fiscalizar e orientar as pessoas sobre as medidas de distanciamento nas áreas comuns, uso de equipamentos de proteção individual e outros cuidados.

Também como forma de evitar aglomerações nos pontos de ônibus e contaminação por proximidade dentro dos veículos, o transporte interno não funcionará, permanecendo o trânsito de linhas urbanas. A utilização de transporte para visitas técnicas também estará suspensa, e caso haja necessidade especial, devidamente justificada para uso desse serviço, o plano de contenção para aulas de campo será adotado, considerando atendimento a pedidos para turmas reduzidas, de forma que os estudantes ocupem assentos distantes uns dos outros, e os veículos serão completamente higienizados antes e após o uso. Foi, ainda, solicitado às unidades acadêmicas que informem à Proinfra quais são os espaços de aula que terão utilização, para que a desinfecção possa ser programada após cada atividade nesses locais.

Assistência Estudantil

Para acolher os estudantes que precisarão frequentar as disciplinas práticas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) organiza o retorno de serviços no Restaurante Universitário, estando em curso a licitação de gêneros alimentícios para esse atendimento. A Moradia Estudantil também receberá os moradores matriculados nas disciplinas que estarão em atividade presencial. Protocolos de segurança em saúde tanto para o RU quanto para a Moradia já foram elaborados e aprovados pelo CEE-Covid-19-UFLA e Vigilância Sanitária de Lavras. 

Outras atividades de apoio aos estudantes que estiverem no câmpus também estão sendo estruturadas para atuar, como Núcleo de Saúde Mental e o Ambulatório, observando todos os cuidados necessários ao distanciamento social e normas de segurança.

Já o Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA) permaneceu em atividade durante todo o período de pandemia e continuará a dar suporte aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica selecionados por meio dos diversos editais de projetos.

Suporte à comunidade

A Instituição organiza estratégias de atendimento necessárias para o público que estiver no câmpus. A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) já entrou em contato com os serviços de alimentação sediados no câmpus para que avaliem o retorno. As diretorias que atendem estudantes também já discutem formas de garantir o atendimento mínimo necessário a quem estiver na Universidade.

O período em curso

Na UFLA, o segundo período letivo de 2020 da graduação ainda está em curso, por meio do Estudo Remoto Emergencial (ERE). Houve um período de recesso no fim de 2020 e as atividades remotas foram retomadas em 18/1/2021. Em 8/3, conforme Resolução CEPE, haverá retomada presencial apenas de disciplinas que exigem atividades práticas presenciais para serem concluídas. Esse retorno ocorrerá respeitando-se as determinações da Instrução Normativa nº 109 do Governo Federal, de novembro de 2020, que orienta sobre o retorno gradual do trabalho presencial, além de observar o Plano Minas Consciente, como  balizador das tomadas de decisão, onde constam os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias do estado de Minas Gerais.

*Notação atribuída pelo professor responsável pela disciplina. Esse conceito provisório mantém a matrícula do estudante na disciplina, independentemente do encerramento do semestre letivo, até que ele complete as avaliações e informe a situação final, qual seja, de aprovação ou reprovação na disciplina por conceito, por nota e/ou por faltas (conforme Resolução Cepe 473/2018). Essa notação foi utilizada em disciplinas que estavam em curso quando do início da pandemia e da adoção do ERE, para disciplinas que não poderiam ser viabilizadas, naquele momento, por meio de atividades remotas.

 

Fonte: https://ufla.br/noticias/institucional/14273-atividades-presenciais-em-disciplinas-praticas-e-de-campo-acompanhe-informacoes-e-orientacoes-sobre-o-assunto

registrado em: